Smear layer é o nome dado ao material depositado nas paredes dentinárias, toda vez que a dentina é cortada por brocas ou limas endodônticas (Figura 1).
EDTA Os resultados demonstram que a smear layer deve ser eliminada, sendo que o EDTA a 17% é a solução quelante mais eficaz para este efeito, como auxílio da técnica escolhida.
A camada de lama dentinária compreende componentes orgânicos e inorgânicos dos tecidos dentários, microorganismos, saliva etc. Essa camada está presente em maior ou menor quantidade, dependendo do tipo de instrumental utilizado.
O Agente Quelante EDTA Trissódico Líquido é um produto amplamente utilizado no preparo das paredes dos canais radiculares, previamente à obturação. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
O condicionamento ácido do esmalte cria uma descalcificação seletiva, formando poros. Esses poros na superfície do esmalte aumenta o embricamento mecânico pela penetração da resina formando o que se chama de "tags" permitindo a adesão(22).
Diferentemente dos convencionais, os sistemas adesivos autocondicionantes não apresentam um passo prévio e isolado de condicionamento ácido, uma vez que contêm um primer acídico, composto essencialmente por monômeros funcionais de baixo pH, que atuam simultaneamente como condicionador e primer.
O ácido fosfórico 37% é o condicionador mais usado na área odontológica. Assim, o profissional aplica o condicionador nos dentes restaurados do paciente. Durante o período de aplicação, o condicionador consegue retirar cerca de 10 µm da superfície do esmalte. Com isso, poros de 5 à 50 µm de profundidade são criados.
Os adesivos autocondicionantes são sistemas que dissolvem parcialmente a smear layer, (Van Meerbeek et al., 1988), eliminam a necessidade de condicionamento com ácido fosfórico pelo uso do primer ácido, estando disponíveis tanto com primers autocondicionantes, como adesivos autocondicionantes de passo único (The Dental ...
(2000), para serem considerados eficazes, os sistemas adesivos devem, além de reter a restauração por um período de tempo significativo, selar completamente as margens da cavidade, prevenindo, assim, sem sibilidade pós-operatória, manchamento marginal, cárie recorrente e possível patologia pulpar, que são ainda os ...
Uma das principais causas de falhas no processo de adesão ao substrato dentinário é a discrepância entre a área desmineralizada e a área infiltrada pelo agente de união (PASHLEY, 1994).