Como mencionado no início de nossa conversa, o sistema tegumentar é aquele formado pelo conjunto de estruturas que participam do revestimento externo dos seres vivos. Por isso, ele é composto pela pele e por todos os seus anexos, como cabelos, pelos e muito mais.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros.
Entenda, a seguir, como oito doenças agem.
Sistema Tegumentar (Estrutura da pele)RECEPTORES DE SUPERFÍCIESENSAÇÃO PERCEBIDAReceptores de KrauseFrioReceptores de RuffiniCalorDiscos de MerkelTato e pressãoReceptores de Vater-PaciniPressão
As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica.
Na pele, podemos destacar duas glândulas: as sudoríparas e as sebáceas. As glândulas sudoríparas são responsáveis por secretar o suor, uma solução aquosa que atua na regulação da temperatura.
Reveste todos os órgãos vivos e constitui barreira de proteção contra a entrada de micro-organismos no ser vivo. O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme.
O tegumento aloja muitos órgãos dos sentidos, con- tribui para o contorno do corpo, armazenamento de gordura e glicogênio, protege e sustenta o corpo, e sintetiza a vitamina D.