OWAS deriva de Ovaco Working Posture Analysing System. ... O método se baseia na amostragem das atividades em intervalos constantes ou variáveis, verificandose a freqüência e o tempo gasto em cada postura. Nas amostragens são consideradas as posturas das costas, braços, pernas, uso de força e fase da atividade.
METODOLOGIA Para realização dessa análise utilizando a ferramenta OWAS foram desempenhados os seguintes passos: Identificação das etapas de trabalho, cálculo das forças exercidas, seleção das principais posturas nas atividades e cruzamento dos dados nas tabelas do método OWAS.
Ferramentas ergonômicas são softwares, aplicativos ou até mesmo checklists manuais que auxiliam no diagnóstico de uma atividade ou de determinada articulação do corpo. Elas atuam de modo complementar com a análise do ergonomista. Podemos fazer uma analogia com um médico.
OWAS. Ovako Working Posture Analysing System (OWAS) foi desenvolvido pelos finlandeses Karhu, Kansi e Kuorinka em 1977, e tem por objetivo avaliar e detectar as posturas inadequadas assumidas pelos funcionários na execução de uma atividade.
É um método de análise de risco de desenvolvimento de disfunções músculo tendinosas em membros superiores. O nome "oficial" por assim dizer é Stain Index (ou índice de esforço) e foi desenvolvido em 1995 por MOORE, J. S e GARG, A.; com principal objetivo de avaliar o risco de lesões em punhos e mãos.
Os métodos RULA e REBA apresentam maior ênfase quanto à análise dos membros superiores tais como: braço, antebraço e pulso, já que consideram a angulação e rotação. Além disso, o método RULA apresenta um maior detalhamento postural tendo em vista que as combinações de posturas são maiores.
A utilização do método RULA permitiu avaliar, de forma satisfatória, os riscos que o funcionário corre ao realizar a tarefa, principalmente quanto à coluna cervical.
As ferramentas de análise ergonômica foram criadas para analisar atividades repetitivas ou em série, conforme a demanda da época de criação das mesmas.
Como sugestões para trabalhos futuros, sugere-se fazer uso de outras ferramentas como a Análise ergonômica do local de trabalho (EWA), Sistemas de análises de postura do trabalho (OWAS) e a Rápida Avaliação dos Membros superiores (RULA), visando assim apresentar medidas ergonômicas para buscar um ambiente de trabalho ...
As ferramentas ergonômicas podem ajudar na identificação de cargas de trabalho que podem levar o trabalhador a sofrer lesões musculoesqueléticas. ... Todos esses fatores influenciam o afastamento do trabalhador de suas atividades, por acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, fadiga e/ou estresse.