O sinal da silhueta indica o posicionamento de 2 estruturas adjacentes com densidade semelhante aos raios-X; a parte do pulmão contígua à borda direita do coração é o lobo médio direito, de modo que é a parte do infiltrado e da pneumonia.
Discussão:Um sinal radiológico é um padrão característico, sugestivo de um determinado grupo de patologias semelhantes. O conhecimento e o reconhecimento de tais sinais podem ser importantes no diagnóstico diferencial das alterações observadas e, inclusivamente, no seu diagnóstico final.
sinal da vela: É a resposta. É um achado normal em crianças até 5 anos e decorre de um formato peculiar do timo, que apresenta uma configuração triangular da silhueta mediastinal superior, sendo mais comum à direita.
Quando existe atelectasia de todo o pulmão observa-se a opacidade de todo o hemitórax, acompanhando-se de desvio do mediastino para o lado afectado, e elevação da hemicúpula diafragmática. Nota-se também hiperinsuflação do pulmão contralateral, com aumento do espaço retro-esternal no RX de perfil.
O Sinal de Westermark é uma oligoemia que ocorre nos segmentos pulmonares, que estão mal perfundidos, devido à obstrução de alguns ramos segmentares ou lobares da artéria pulmonar. Oligoemia nada mais é do que uma diminuição do volume de sangue para aquela determinada região do pulmão.
A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.
Classicamente, a atelectasia é visualizada na radiografia de tórax com aumento na densidade e diminuição do volume, associados a diminuição dos espaços intercostais, desvio de estruturas mediastinais, como traqueia e coração, elevação do diafragma homolateral e hiperinsuflação do pulmão contralateral.