Um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) é uma ferramenta corporativa para abordagem organizacional da questão. Implementá-lo significa adotar estratégias, políticas, planos, controles, medidas e diversos outros mecanismos de gestão. Sua estrutura pode ser elaborada de acordo com a norma ISO 27001.
As normas da família ISO/IEC 27000 convergem para o Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), tendo como as normas mais conhecidas as ISO 27001 e ISO 27002. São relacionadas à segurança de dados digitais ou sistemas de armazenamento eletrónico.
Dentre os documentos, podemos destacar:
Ao definir o escopo do SGSI iremos ter claro quais são as informações que a sua empresa irá proteger. Independente se as informações estão armazenadas no escritório ou em nuvem, se estão em formato físico ou digital, ou se é acessada da rede local ou de forma remota.
A norma ISO 27001 é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da informação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de gestão em Qualidade.
Um Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI) é um conjunto de políticas, normas e procedimentos para gerenciar sistematicamente os dados sensíveis de uma organização.
ISO 31000 é uma norma da família de gestão de risco criada pela International Organization for Standardization. O objetivo da ISO 31000: 2009 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos. ... ISO 31000 – Informações básicas, princípios e diretrizes para a implementação da gestão de riscos.
Entre as várias ISOs existentes, é a família da ISO 27000 que aborda as normas para a Segurança da Informação. Estas normas convertem para o Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), que criam parâmetros para a segurança dos dados digitais e armazenamento eletrônico.
6 passos para implementar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação
A Política de Segurança da Informação (PSI) é um documento que reúne regras, práticas, diretrizes e procedimentos acerca da segurança da informação, com o objetivo de minimizar riscos de perdas ou violação de qualquer ativo de TI.