A palavra censo, quando grafada com a letra C é a mesma coisa que recenseamento, ou seja, é um conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.
A palavra Censo vem do latim "census", que quer dizer "conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação etc".
Senso se refere à capacidade de entender e julgar, bem como à característica e qualidade de quem é sensato e prudente. Censo se refere ao recenseamento da população, ou seja, à contagem e ao levantamento estatístico de dados referentes a um conjunto de pessoas.
Ter senso é ter um juízo claro, um entendimento, é ter prudência, discernimento. Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção. Sensato é um adjetivo que caracteriza aquele que tem bom senso, que faz uso da razão, que age ponderadamente.
Um saber adquirido através de experiências O senso comum pode ser definido como um conhecimento comum a todos, ou seja, é uma forma de raciocinar, entender e pensar sobre algo na qual pessoas de determinados grupos fazem da mesma forma.
Os dados do Censo são utilizados para cálculo de estatísticas oficiais utilizadas para definir, por exemplo, a quantidade de municípios – e consequentemente de prefeitos e vereadores no país.
Em 1870, um novo regulamento censitário determinou que os censos cobririam todo o território nacional e que deveriam ocorrer a cada 10 anos. Dois anos mais tarde, em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento nacional no país, o qual recebeu o nome de Recenseamento da População do Império do Brasil.
Censo e senso são palavra homófonas na língua portuguesa, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas são escritas de maneira diferente e os significados de ambas são totalmente distintos. ... Já o termo senso (com a letra "s") significa o ato de raciocinar, julgar ou apreciar algo, alguém ou alguma coisa.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.