A água de reúso é produzida dentro das Estações de Tratamento de Esgoto e pode ser utilizada para inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças.
Mas antes de explicitar as possibilidades, é preciso ressaltar que a água de reuso não é água potável, e, portanto, não pode ser utilizada para consumo humano ou irrigação de hortas, pois possui qualidade inferior – apesar de ser tratada.
uso industrial: nos processos fabris, a água de reúso pode ser utilizada para refrigeração, geração de energia, água de processamento e de caldeiras; usos urbanos: nas cidades, as aplicações possíveis envolvem combate a incêndios, sistemas de ar-condicionado e lavagem de veículos e de vias.
O que é reúso de água? O reúso de água ocorre quando é dada uma nova finalidade a este recurso após sua primeira utilização, ou seja, um objetivo prático ao invés de apenas ir para o esgoto ou galeria pluvial. É necessário lembrar do papel crucial da sociedade na preservação da água.
A grande vantagem da utilização da água de reúso é a de preservar água potável exclusivamente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como para o abastecimento humano. Entre outras vantagens estão a redução do volume de esgoto descartado e a redução dos custos com água, luz e esgoto.
Posso beber a água de reuso? A água de reúso não é potável, portanto não deve haver nenhum tipo de uso/consumo humano, apesar de sua aparência ser semelhante à potável.
Portanto, tanto a água coletada da chuva quanto a água de reuso não potável podem ser usadas para muitos propósitos diferentes. Dentre eles, podemos citar o uso doméstico como em descargas ou então na lavagem de áreas comuns como estacionamento, na irrigação em jardins, na limpeza de vidraças, entre outros.
As membranas são uma barreira efetiva para bactérias, vírus e protozoários." Mais simplificados, os processos físico-químicos são indicados apenas para o tratamento das águas cinzas. "O problema é que os contaminantes que não estão na forma particulada – a ureia, por exemplo – não são eliminados", explica Mierzwa.
Reuso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
Listamos os 7 principais usos da água