O quimerismo é uma condição genética rara, que determina que o indivíduo possua dois tipos distintos de DNA em seu corpo. Numa primeira perspectiva, a temática interessaria principalmente aos estudos sobre o DNA e o genoma humano, entretanto o que se verifica é que o fenômeno também tem repercussões jurídicas.
O cromossomo Philadelphia é uma alteração cromossômica que resulta de uma translocação recíproca de material genético entre os genes ABL no cromossomo 9 e o BCR no cromossomo 22, formando o gene quimérico BCR/ABL.
Exame » Análise de Quimerismo [LN974] Este exame permite a quantificação da porcentagem de quimerismo nos transplantes de células tronco hematopoiéticas alogêncio (TCTH) utilizando metodologia de biologia molecular para análise de marcadores STRs, que podem eficientemente diferenciar as células do receptor e doador.
O quimerismo pode ser identificado por meio de algumas características que a pessoa pode manifestar como áreas do corpo com mais ou menos pigmentação, olhos com cores diferentes, ocorrência de doenças autoimunes relacionadas com a pele ou com o sistema nervoso e intersexualidade, em que há variação das características ...
Este exame é utilizado para monitoramento do pós-transplante de medula óssea. Esse exame detecta os níveis de quimerismo pós-transplante.