Significado de Diurese substantivo feminino Produção e secreção de urina pelo rim.
Poliúria: diurese maior que 2,5 litros diários. Oligúria: diurese inferior a 600 ml por dia. Anúria: diurese nula ou menor que 100 ml por dia.
Geralmente, o excesso de urina não é preocupante e acontece apenas pelo consumo excessivo de água, que precisa ser eliminada do organismo, mas também pode indicar problemas de saúde, como diabetes ou insuficiência renal, especialmente se surgir sem razão aparente e por vários dias.
A diminuição da quantidade de urina pode indicar alguns problemas de saúde como desidratação, insuficiência do funcionamento dos rins, obstrução do canal urinário. Também pode ser um sintoma de síndrome nefrótica, que acontece quando há excesso de eliminação de proteínas através da urina.
Medir o volume urinário no frasco graduado após cada micção, desprezando a urina em seguida. Observar suas características: odor, cor e aspecto. Anotar no prontuário do paciente.
A principal causa da noctúria é o envelhecimento e o enfraquecimento dos músculos da pelve, além das alterações no funcionamento dos rins que são característicos da idade. Entretanto, a noctúria também pode acontecer em pacientes que fazem o uso de medicamentos diuréticos ou mesmo para controlar a pressão arterial.
Pontos-chave sobre micção excessiva ou frequente Infecções do trato urinário são a causa mais comum da polaquiúria em crianças e mulheres. Diabetes mellitus não controlado é a causa mais comum de poliúria. Hiperplasia prostática benigna é uma causa comum em homens com mais de 50 anos.