Scrum é uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicada para o desenvolvimento ágil de um software. O scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum.
Onde o Scrum é utilizado?
A função primária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento.
O que é Scrum e para que serve?
De acordo com o Guia Scrum, Scrum é um framework para desenvolver, entregar e sustentar produtos complexos. Trata-se de "uma estrutura na qual as pessoas podem resolver problemas adaptativos complexos, ao mesmo tempo que entregam produtos do mais alto valor possível de forma produtiva e criativa".
O que é Scrum exemplos?
Scrum é um framework leve e simples criado para gerenciar o desenvolvimento de produtos. Com base no framework Scrum, você pode adicionar as práticas, técnicas ou ferramentas que julgar mais adequadas de acordo com a sua indústria, seja ela desenvolvimento de software, marketing, recursos humanos, educação, etc.
Como fazer um Scrum?
Agora sim, confira o passo a passo simplificado.
Defina o P.O. e monte seu time. ...
Defina o Scrum Master. ...
Crie o backlog do projeto. ...
Planeje o Sprint. ...
Acompanhe e revise os Sprints. ...
Pratique o Daily Scrum. ...
Aplique o Sprint Review e faça a retrospectiva.
Quais as fases de Scrum e seus conceitos?
Agora vejamos as etapas do processo:
Product Backlog. É basicamente uma lista com requisitos e suas prioridades definidas pelo Product Owner. ...
Sprint Backlog. ...
Sprint. ...
Daily Scrum. ...
Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review) ...
Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective) ...
Conclusão.
Como aplicar Scrum no dia a dia?
Divida os projetos da sua equipe em sprints. Dependendo do tamanho do trabalho, define se os sprints serão mensais ou quinzenais. Quanto menor o prazo, menos dá para ser feito durante um sprint, portanto isso vai determinar também o número de etapas até a entrega final.
Onde aplicar metodologia ágil?
Como aplicar a Metodologia Ágil em sua rotina
Dê pequenos passos. As coisas estão esmagadoras hoje. ...
Trabalhe em equipe. O melhor estilo de trabalho baseado no ágil valoriza as pessoas sobre o processo e prioriza a equipe. ...
Coloque em prática o hábito de testar. ...
Ajude os outros. ...
Foque na melhoria contínua.
Quais são as vantagens em se usar o Scrum?
Vantagens do framework Scrum
1 – Adaptabilidade. ...
2 – Transparência. ...
3 – Feedback contínuo. ...
4 – Melhoria contínua. ...
5 - Motivação.
Quais são os três elementos que compõe o Scrum?
Como funciona? O framework de trabalho do Scrum envolve 3 elementos para um bom funcionamento dos processos: (1) Papéis (personas envolvidas), (2) Cerimônias (eventos que devem ocorrer) e (3) Artefatos (documentação necessária).
Como funciona o Scrum?
Esta metodologia é essencial para muitas empresas atualmente, porque não apenas facilita a definição de objetivos, como também ajuda a cumprir os prazos estabelecidos. No scrum se trabalha com o chamado product backlog, um registro que contém as áreas do produto que devem ser desenvolvidas.
Qual a origem do termo Scrum?
Essa informação pode ser usada pela equipe para fazer alguns ajustes no seu trabalho, impedindo que o atraso se verifique realmente. A origem do termo scrum vem do esporte rúgbi, onde scrum define a aglomeração dos jogadores, muitas vezes vista como "formação ordenada".
Qual a diferença entre o Scrum e a agilidade?
As pessoas normalmente pensam que o Scrum e a agilidade são a mesma coisa porque o Scrum é centrado na melhoria contínua, que é o princípio fundamental da agilidade. No entanto, o Scrum é uma estrutura para concluir tarefas, enquanto a agilidade é uma forma de pensar.
Quais são as histórias de uso específicas do Scrum?
Histórias de uso específicas são, então, acrescentadas ao sprint a partir do backlog do produto. Essas histórias sempre se alinham à meta e também são aceitas pela equipe do Scrum como sendo viáveis para a implementação durante o sprint.