Atividades de cunho investigativo proporcionam uma reflexão sobre o conteúdo abordado e sua relação com o cotidiano do aluno, facilitando a compreensão e importância da vida e como ela é aplicada em diferentes formas de existência dos seres vivos, como a do Reino Plantae.
Para Pérez (2000), os passos adequados para a aplicação da metodologia investigativa são: a idéia básica da construção do conhecimento por parte do que se aprende e do caráter social e histórico do processo; a concepção da realidade como algo complexo que deve ser abordado com estratégias adequadas do planejamento e ...
Resumo: O ensino de ciências por investigação é uma abordagem didática que tem sido recomendada mundialmente. Esse ensino pode ser implementado pelos professores por meio de atividades nas quais os alunos investigam um problema proposto e tentam buscar hipóteses, soluções e considerações para respondê-lo.
Para Carvalho (2010), uma atividade pode ser considerada investigativa quando não se limita apenas à memorização, mas quando leva o estudante a reflexão, a discussão, a problematização e questionamentos, além da mesma oferecer um espaço para que os aprendentes compartilhem suas ideias e opiniões.
Para realizar uma investigação científica, é necessário executar as seguintes etapas:
De uma maneira geral, podemos considerar que a abordagem investigativa consiste em: Construção de um problema e sua introdução para os alunos; ... Relatar a resposta final e discuti-la entre os alunos e o professor para uma finalização do problema.
(2004), afirmam que as atividades investigativas devem contemplar alguns aspectos importantes, como: *Levantamento de situações problemas, a partir do assunto a ser investigado, de preferência em forma de pergunta sobre a natureza, que aguce a curiosidade do aluno.
Diante das assertivas até aqui abordadas, entendemos que o ensino de Ciências por investigação acaba, consequentemente, oportunizando aos alunos aprender Ciências sobre três dimensões articuladas, que são: Aprender Ciências, aprender a fazer Ciências e aprender sobre Ciências.
Assim, o objetivo do ensino por investigação na educação científica não é formar cientistas ou reproduzir a ciência na escola, mas propiciar aos estudantes um ambiente de aprendizagem em que possam questionar, agir e refletir sobre os fenômenos, construindo conhecimentos e habilidades e desenvolvendo autonomia de ...