A seleção artificial, também chamada de "reprodução seletiva", acontece quando os seres humanos selecionam as características desejáveis em produtos agrícolas ou animais, ao invés de deixarem a espécie evoluir e mudar gradualmente sem a interferência humana, como acontece na seleção natural.
No caso da seleção artificial há um objetivo pré-definido – o de obter um cão de porte pequeno ou mais agressivo, por exemplo. ... A consequência disso, em cães, é que diversas raças apresentam doenças associada à baixa variabilidade nos seus genes.
Seleção artificial é o processo de cruzamentos conduzido pelo ser humano com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais e plantas. Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas.
Na seleção natural, o ambiente seleciona a propagação das características favoráveis, sendo, assim, um processo natural, diferenciando-se da seleção artificial, na qual o homem seleciona as características consideradas importantes e direciona o processo reprodutivo.
A seleção artificial de plantas é uma estratégia do melhoramento genético que envolve a escolha de pais com características de interesse, com o objetivo de que seus filhos herdem essas características desejáveis. ... Plantas com maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas.
- Produção de alimentos de maior qualidade nutricional e menor perecibilidade; - Produção de anticorpos em plantas transgênicas e a possibilidade de a distribuição em massa; - Introdução de novas características não existentes no organismo em seu estado original.
A seleção artificial pode ser usada para produzir frutas e vegetais maiores, mais saborosos e de maior durabilidade. Plantas com maior resistência a pragas, doenças e variações climáticas. O resultado são lavouras mais produtivas, com menores custos ao produtor e alimentos mais acessíveis ao consumidor.
Quase todas as frutas e vegetais consumidos hoje em dia são produtos de seleção artificial. Repolho, brócolis, couve-flor e couve de bruxelas são vegetais derivados da mesma planta, Brassica oleracea, também conhecida como mostarda selvagem (ou repolho selvagem, para alguns autores).
A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução. De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.