O princípio da não discriminação considera que deve ser dado um tratamento igual a pessoas e situações iguais e envolve a existência de uma norma que estabelece a igualdade de tratamento, direito à justiça, direito de objeção de consciência e liberdade.
Quais os princípios da discriminação?
A discriminação positiva representa mecanismo próprio da tutela do princípio da igualdade. Já a discriminação negativa refere-se à noção comum de discriminação, representada pela adoção de critérios desiguais em relação a sujeitos, supostamente, titulares dos mesmos direitos e obrigações.
O que é o princípio da não discriminação da procedência e destino?
O princípio da não-diferenciação tributária É o princípio que veda aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.
O que é discriminação direito?
Vera Lúcia Carlos também traz conceitos de discriminação: "a conduta ou ação de estabelecer diferenças que violem o direito das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como raça, sexo, idade, opção religiosa e outros."
O que é o princípio da liberdade de tráfego?
O princípio da liberdade de tráfego está previsto no art. 150, V da Constituição Federal, e proíbe que as entidades políticas estabeleçam limitações ao tráfego de pessoas ou bens, através de tributos interestaduais ou intermunicipais.
O que é princípio da transparência fiscal?
O princípio da transparência tributária, é uma forma de saber aquilo que está sendo cobrado por parte do governo, e também, de saber qual a fonte de arrecadação e a destinação destes tributos, dando aos administrados, munição para cobrar melhorias em serviços que são prestados pelo poder público.
Quais são os sinônimos de discriminação?
Alguns sinônimos de discriminação são distinção, diferenciação, segregação e especificação. A discriminação pode ocorrer de diversas formas. As mais comuns são: A discriminação racial é das formas mais frequentes de discriminação, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir uma pessoa com base na sua raça.
Qual a diferença entre discriminação e descriminação?
As palavras discriminação e descriminação possuem formas parecidas de escrita, mas seus significados são bastante diferentes. Enquanto a palavra discriminação significa distinção, diferenciação ou classificação, o termo descriminação é sinônimo de descriminalização, ou seja, o ato de desclassificar ou desconsiderar uma atitude como crime.
Qual o sentido da palavra discriminar?
Trata-se de um neologismo, palavra criada e aceita há pouco tempo. É mais usada no meio jurídico. Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.
Como se trata a discriminação?
Ela consiste em um tratamento, frequentemente negativo, em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas, fundamentada em ideias preconcebidas. Assim, a discriminação é um preconceito praticado e, por isso, pode ser alvo de medidas judiciais. Exemplo de discriminação: um segurança de um estabelecimento proibir a entrada de uma pessoa negra no local.