O conceito de função social da empresa engloba a idéia de que esta não deve visar somente o lucro, mas também preocupar-se com os reflexos que suas decisões têm perante a sociedade, seja de forma geral, incorporando ao bem privado uma utilização voltada para a coletividade; ou de forma específica, trazendo realização ...
Conceito O princípio da preservação da empresa protege o núcleo da atividade econômica e, portanto, da fonte produtora de serviços ou mercadorias, da sociedade empresária, refletindo diretamente em seu objeto social e direcionando-a, sempre, na busca do lucro.
Neste artigo procurar-se ressaltar a importância jurídica da função social da empresa para a implementação de benefícios aos trabalhadores e aos cidadãos pela repercussão na execução de programas sociais; melhora de salário; criação de novos empregos; formação de mão de obra qualificada; forma de gestão; relação ...
As empresas tem que se comprometer com a dignidade da pessoa humana, o bem estar-social e com o meio ambiente. De acordo com o Código Civil vigente no nosso ordenamento jurídico a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato.
A empresa é uma organização aglutinadora de ideias e ideais. É um campo de prova para a capacidade humana, e um ambiente modelador. Quanto maior for à consciência do empresário e do funcionário sobre este aspecto, maior equilíbrio haverá, e o crescimento será consequência.
Função social do contrato é a relação dos contratantes com a sociedade, pois produz efeitos perante terceiros. A principal conseqüência jurídica da função social dos contratos é a ineficácia de relações que acaba por ofender interesses sociais, a dignidade da pessoa.
O princípio da continuidadeda empresa consiste em considerar que as alterações relativas à pessoa do empresário não afetam o contrato de trabalho e também no fato de que, dissolvida a empresa, ocorre extinção do contrato de trabalho.
A aplicação indiscriminada do princípio da preservação da empresa acabaria por permitir a continuação de uma empresa economicamente inviável, trazendo prejuízos que refletiriam de forma desonrosa na coletividade, gerando instabilidade de em vez de harmonia social, e violando, inclusive o princípio da função social.
A função social consiste na utilização da propriedade, urbana ou rural, em consonância com os objetivos sociais de uma determinada cidade. A função social impõe limites ao direito de propriedade, para garantir que o exercício deste direito não seja prejudicial ao bem coletivo.
Atentar-se ao meio ambiente, criar programas sociais que integrem a empresa e a comunidade, promover ou patrocinar obras que beneficiem a todos, inclusive a ela mesma, são atitudes que mostram respeito e gratidão mútuos.