O princípio alfabético envolve reconhecer as letras do alfabeto, realizar a correspondência grafema-fonema, além de conhecer e produzir o som correspondente a um código gráfico (grafema/letra), tendo relação direta com a decodificação (Puranik, Lonigan, & Kim, 2011).
Descobrir o princípio alfabético, isto é, descobrir o fato de que as palavras são formuladas por fonemas (sons menores do que a sílaba) e que os fonemas, por sua vez, são representados por grafemas (letras);
As habilidades o conhecimento alfabético envolve são reconhecer os nomes das letras (na ordem ou não), associar as maiúsculas às minúsculas e identificar os sons das letras.
Treiman (1998) defende que é mais fácil as crianças apreenderem o princípio alfabético, introduzindo actividades de escrita inventada, nas rotinas de sala de actividades, do que através do ensino formal da leitura. ...
Para a identificação do princípio alfabético a criança deve reconhecer a relação som-letra e ser capaz de analisar, refletir, sintetizar as unidades que compõem as palavras faladas (Tunmer, Pratt, Herriman, 1984).
O princípio alfabético é trabalhado no processo de alfabetização através do ensino das relações entre letras e sons de forma explícita e isolada. O professor pode oferecer oportunidades para que seus alunos pratiquem as relações entre letras e sons nas aulas.
Grafema é um termo que designa as letras, os sinais de pontuação (diacríticos) e demais símbolos de um sistema de escrita. ... O grafema é a unidade fundamental de todo e qualquer sistema de escrita sendo indivisível (base), e abstrato não material.
O conhecimento do nome das letras induz a criança a aprender a ler por meio do processamento parcial das relações letra-som nas palavras, concluindo, assim, que crianças que conhecem os nomes das letras aprendem a ler as grafias fonéticas mais facilmente do que as grafias visuais6.
Acrofonia (em grego: acro – princípio, cabeça + phonos - som) consiste em dar às letras de um sistema de escrita (alfabeto) uma denominação de modo que o nome de cada letra começa com essa mesma letra. Por exemplo, A, "alpha", "amarelo" e "amor" são nomes acrofônicas da letra A.