substantivo masculino Caipira. Pescador que vive na praia. Malandro, vagabundo.
O termo caiçara tem origem no vocábulo Tupi-Guarani caá-içara (Sampaio, 1987), que era utilizado para denominar as estacas colocadas em torno das tabas ou aldeias, e o curral feito de galhos de árvores fincados na água para cercar o peixe.
1 estacada, paliçada, cercado. 2 palhoça, choça, cabana.
Local onde no nordeste e usado para festejos e servir de palco para apresentações culturais.
Denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que têm, em sua cultura, a pesca artesanal, a agricultura, a caça, o extrativismo vegetal, o artesanato e, mais recentemente, o ecoturismo.
Os caiçaras vivem na região litorânea do sudeste do Brasil, principalmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, em regiões onde predomina o bioma da Mata Atlântica, com grande biodiversidade e bastante devastado (restam menos de 10% de sua cobertura original).
A palavra 'caiçara' tem origem tupi-guarani: 'caa' = pau, mato + 'içara' = armadilha, ou seja, armadilha feita de galhos e varas entrelaçados, utilizada pelos índios que, com o tempo, passou a identificar pescadores que utilizavam esse sistema artesanal de pesca.
Isolamento e cultura O território tradicional dos caiçaras vai do litoral sul do Rio de Janeiro até o Paraná. ... Hoje, muitos dos antigos fabricantes caiçaras abandonaram a atividade em razão das dificuldades impostas, e a maioria dos pescadores usa embarcações de outros materiais.
A comunidade caiçara é formada pela mescla de populações indígenas, colonos portugueses e negros. ... A estrutura da casa caiçara tradicionalmente era a mesma do caipira do interior: paredes de pau a pique e telhado de sapê de duas águas, algumas vezes caiada.