Comentários: Pela abordagem da reflexologia, os pontos selecionados consideram a escolha de órgão que favoreça a função digestiva. Pela abordagem da medicina tradicional chinesa, os pontos favorecem o equilíbrio no fluxo do Qi e também efeito de acalmar a mente (shenmen).
Shen Men, o "Portão do Céu". Esse pequeno ponto de auriculoterapia é um dos mais importantes, e integra o tratamento para a maioria das doenças.
O Shen-Men é indicado no tratamento das mais diversas afecções, como insônia, ansiedade, desordens mentais, dores de toda natureza, doenças anafiláticas, etc. É um ponto importante para abolir a dor e acalmar o paciente em uma analgesia cirúrgica.
A auriculoterapia está indicada no tratamento de: Dores por torções, contraturas ou distensões musculares, por exemplo; Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
Os pontos mais utilizados para a aplicação da auriculoterapia foram Shenmen e Relaxamento, entretanto, os pontos Fígado e Pulmão também foram utilizados nos protocolos de tratamento propostos pelos estudos revisados, de forma que em 28,6 % (n=4) dos estudos houve a associação dos pontos Shenmen, Fígado e Pulmão.
Comentários: Considerando racionalidade biomédica, os pontos Shenmen, Simpático e Subcórtex localizam-se em regiões da orelha que, quando estimuladas, correlacionam-se a ações regulatórias sobre a atividade neurovegetativa e a conectividade do sistema límbico.
Fossa Triangular O ponto Shen men fica na Fossa Triangular.
Aumento da vitalidade e energia; Redução do estresse e maior relaxamento; Rejuvenescimento da pele; Controle do peso; Controle de sintomas de abstinência em pessoas que desejam abandonar o fumo, álcool e drogas; Aumento das funções físicas e atléticas; Controle da dor; Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão ...
Após identificados os pontos que devem ser estimulados, as sementes ou os cristais são colocados na orelha e cobertos por um esparadrapo. O paciente deve estimular os pontos para que o procedimento seja bem-sucedido. O tempo que se deve ficar com os acupontos tapados pode variar, mas dura, em média, 5 dias.