O PMBOK® é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua publicação é regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.
Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. O "Project Management Body of Knowledge" (PMBOK® Guide), em português conhecido como Guia PMBOK®, é um termo que abrange o universo do conhecimento da profissão de Gerenciamento de Projetos.
Como o Guia PMBOK® está organizado O PMBOK® trata especificamente e exclusivamente dos processos de gerenciamento de projetos que, como visto anteriormente, são agrupados em áreas de conhecimento. Assim, cada capítulo do PMBOK (a partir do cap. 4) aborda uma área de conhecimento.
De forma sintética o PMBOK estabelece 6 características básicas de um projeto:
Por que não é considerado uma metodologia? Ainda que seja um conceito muito propagado, é importante deixar claro que o PMBOK não é uma metodologia, afinal, não fornece abordagens diferentes de acordo com cada tipo de projeto.
Existem basicamente cinco Grupos de Processos, são eles: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento. Grupos de processo não são fases do projeto. Grupos de Processos é simplesmente um agrupamento dos processos contidos no PMBoK.
Atualização constante sobre as melhores práticas O PMBOK também pode ser considerado uma fonte de estudo e atualização para os profissionais envolvidos no gerenciamento de projetos. Afinal, ele é constantemente atualizado e a cada revisão incorpora novas práticas testadas e comprovadas para melhorar o gerenciamento.
Gerenciamento de Projetos (GP) se trata de um conjunto de ferramentas e técnicas mundialmente reconhecidas onde é possível "escolher" os processos que serão utilizados em cada projeto e alcançar assim uma metodologia que garanta a melhor forma de gerenciá-los.