O PMBOK é um manual adotado no mundo todo. Ele reúne um conjunto de práticas em gerência de projetos, definindo o trabalho que deve acontecer durante todo o ciclo de vida de um projeto.
O PMBOK® é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua publicação é regularmente revisada pelo PMI (Project Management Institute). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.
O PMBOK funciona como um guia de boas práticas, orientando as ações do gerenciamento de projetos e aumentando a eficiência das atividades realizadas. O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia que reúne um conjunto de conhecimentos e boas práticas sobre gestão de projetos.
A gestão de projetos nada mais é do que aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. Ou seja, o gerenciamento serve para que o objetivo do projeto seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento.
O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades para a execução de projetos de forma assertiva. É uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.
O que é um projeto, conforme o PMBOK? Em linhas gerais, o guia conceitua um projeto como um esforço temporário, ou seja, finito. Tem, portanto, início e fim bem determinados e empreendidos para se alcançar um objetivo exclusivo, ou seja, um resultado específico que o torna único.
Os Grupos de Processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.
Por que não é considerado uma metodologia? Ainda que seja um conceito muito propagado, é importante deixar claro que o PMBOK não é uma metodologia, afinal, não fornece abordagens diferentes de acordo com cada tipo de projeto.