Perimísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve um feixe de fibras. Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.
O perimísio é uma membrana fibro-elástica formada de elastina e colágeno que tem a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular.
Perimísio é uma bainha de tecido conjuntivo que agrupa conjuntos de dez a cem fibras musculares individuais em fascículos. ... O conjunto de fascículos musculares formarão o ventre muscular, o qual é envolvido por o seu perimísio. Ainda encontramos a fáscia, que reveste um conjunto de músculos.
Cada célula muscular é envolvida pela lâmina basal, por fibras reticulares e uma pequena quantidade de tecido conjuntivo frouxo, que formam o endomísio. Ele ancora as fibras musculares entre si e contém capilares sanguíneos e axônios.
Epimísio (do grego Epi, sobre, em cima e Mys, músculo) é uma camada de tecido conjuntivo que envolve todo o músculo. ... O epimísio também protege os músculos do atrito contra outros músculos e ossos.
É formado por monómeros de actina, nebulina, tropomiosina e troponina. Além destes filamentos, está presente uma proteína gigante denominada titina, que possui um alto grau de elasticidade. A sua função é a de evitar que ocorra um estiramento excessivo do músculo.
Os discos intercalares são vistos como barras que atravessam transversalmente as fibras musculares cardíacas. São formadas por longos complexos juncionais e delimitam as extremidades de cada fibra muscular cardíaca.
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.
Fina membrana de tecido conjuntivo que envolve a fibra muscular.