O pensamento racional é aquele embasado em um método, em uma reflexão, sendo que a partir do mesmo, seja possível chegar a uma conclusão sobre algo. ... Permitindo que assim, através da razão, ele consiga sobretudo, desenvolver o pensamento crítico, chegando à uma conclusão lógica.
Veja neste vídeo as 5 principais estratégias para controlar suas emoções em diversos espaços do seu dia-a-dia e tome decisões melhores e mais racionais.
Os sumérios foram os primeiros povos a instituir a racionalidade como força emanada do comércio, a partir dos templos religiosos. Foi através dos Ziggurates (templo de degraus) que se desenvolveu todo um sistema racional de contabilidade, de escrita e de administração das cidades.
Os racionalistas defendem que as ideias surgem da pura e simples capacidade racional e impulsionam o intelecto, formando os conhecimentos com base nas leis universais da razão.
Resposta: O pensamento científico é a capacidade das pessoas para formular idéias e representações mentais de forma racional e objetiva. Esse tipo de pensamento se distingue dos pensamentos cotidianos, metafísicos e mágicos.
Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. ...
Um pensamento irracional é definido como aquele que suscita respostas emocionais muito desagradáveis. Estas podem variar desde a raiva até a amargura ou o terror, são de longa duração e fundamentadas em termos absolutistas (com o uso de advérbios como nunca ou sempre).
Bruner, tem como base a origem do pensamento: Intuitivo: usa a intuição do indivíduo. Analítico: consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. Sintético: é a reunião de um todo pela conjunção de suas partes.
As características do pensamento filosófico racional grego são: ... Regras de funcionamento do pensamento: necessita de método de investigação argumentativa. Recusa pré-estabelecidos: fuga do senso comum. Generalizações: deve ter caráter geral e explicativo da realidade.