O Processo de Enfermagem (PE) é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, que viabiliza a organização da assistência de enfermagem. Representa uma abordagem de enfermagem ética e humanizada, dirigida à resolução de problemas, atendendo às necessidades de cuidados de saúde e de enfermagem de uma pessoa.
A "sistematização da assistência de enfermagem" (SAE) é uma ferramenta que fornece subsídios para a organização da assistência e a gerência do cuidado. Um dos grandes pilares da SAE é o "processo de enfermagem" (PE), um método que incorpora características da teoria de enfermagem utilizada pela instituição.
Histórico de enfermagem — relação escrita de informa- ções específicas sobre o paciente, provendo dados sobre as suas necessi- dades ou os seus problemas como base para evolução, prescrição e ava- liação da assistência de enfermagem.
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.
O Processo de Enfermagem (PE) faz parte deste universo como sendo a execução da SAE na prática. Ou seja, SAE e PE não são sinônimos. A SAE é o conjunto de recursos materiais e humanos de extrema importância para que o PE ocorra. Portanto É o PE quem consiste na execução da SAE e não o contrário.
A sistematização da assistência de enfermagem é um instrumento científico que proporciona ao enfermeiro o planejamento e a sistematização de suas ações. Como método no processo de trabalho do enfermeiro, acarreta maior visibilidade de suas ações.