MEDIDAS. A altura do pé-direito duplo é duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto, independentemente de a cobertura ser laje ou forro do telhado.
O pé-direito é a altura entre o chão e o teto de um espaço e sua medida padrão é de aproximadamente 2,70m. Já o pé-direito alto é quando a medida mínima é de 3 metros e o duplo é duas vezes a medida padrão, podendo fazer um segundo ambiente, como um mezanino.
O sentido da expressão confirma essa hipótese de surgimento, já que "pé" também tem o significado de "árvore" e "direito" quer dizer algo que está no prumo, em ângulo reto. Desse modo, "pé-direito" designava as estruturas de madeira que formavam ângulo certo para dar base à construção.
O pé direito serve para definir a altura interna do imóvel, lembrando que as medidas não necessariamente precisam ser iguais em todos os cômodos. Em muitas casas, a sala pode ter o pé direito duplo, enquanto os demais ambientes apresentam a medida padrão.
Ambientes com pé-direito duplo tendem a ser mais confortáveis também, já que são mais arejados e melhor iluminados. Esse recurso arquitetônico combina muito com ambientes integrados, com mezaninos e com escadas abertas.
Nessa concepção de que o pé é a base, o que sustenta, o tronco das árvores era também chamado de 'pedis' (pé) na Antiguidade. O pé sustenta os galhos e os pequenos pés (pedúnculo, pedicelo, pecíolo) sustentam as folhas, flores e frutos. É por isso que a haste dos cogumelos era chamada também de pé.
SIGNIFICADO DE PÉ-ESQUERDO Pé-esquerdo é uma expressão usada na arquitetura e engenharia para designar a distância vertical entre o piso e a parte superior da laje ou do piso do pavimento superior, diferentemente do pé-direito que é a distância do piso à face inferior da laje ou forro.