substantivo masculino Osso que forma a parede posterior e inferior do crânio.
O osso occipital, Os occipitale em latim, é um osso ímpar, mediano, simétrico e plano (chato) localizado na região posterior e média do crânio, formando a base deste e a parte posterior da calota craniana.
occipital
Relativo ao osso occipital e ao osso temporal.
A linha nucal suprema se estende lateralmente da protuberância occipital externa e esse é o local de origem do músculo epicrânio e da aponeurose epicraniana. A linha nucal superior cursa ligeiramente inferior. Ela é a origem dos músculos trapézio, esternocleidomastóideo e esplênio da cabeça.
O osso occipital é plano e forma a base posterior da calota craniana e da base do crânio. ... A protuberância occipital externa é uma saliência na região mediana do crânio, que localiza-se na junção entre a base e a parede posterior da calota craniana.
Osso ímpar, irregular e com um aspeto que lembra um morcego, situado na base do crânio, entre o frontal e o etmoide à frente, e o occipital e os temporais atrás.
Osso occipital A protuberância occipital externa é uma saliência na região mediana do crânio, que localiza-se na junção entre a base e a parede posterior da calota craniana.
O osso occipital é convexo externamente e côncavo internamente. Ele é dividido em quatro partes: a parte basilar duas partes condilares. a parte escamosa