Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.
Iroco, Iroko ou Roko, do iorubá Íròkò é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. CorResponde ao inquice Tempo na nação Angola ou Congo. É um Orixá jeje, que após a dominação dos Iorubanos foi assimilado pelas outras nações. Irôko está ligado a Árvore da Criação.
Iroko Kissilé. Iroko é um Orixá muito antigo. ... Iroko é a própria representação da dimensão Tempo. Iroko é o comandante de todas as árvores sagradas, o vanguardeiro, os demais Osa Iggi devem-lhe obediência porque só ele é Iggi Olórun, a árvore do Senhor do Céu.
Na África, sua morada é a árvore iroko, Milicia excelsa (antes classificada como Chlorophora excelsa), chamada "amoreira africana" na África de língua portuguesa. É uma árvore majestosa, encontrada da Serra Leoa à Tanzânia, que atinge 45 metros de altura e até 2,7 metros de diâmetro.
Saudação ao orixá Logunã
Iroko é o protetor da natureza, dos animais e da ancestralidade, aqui no Brasil sua presença encontra-se na árvore Gameleira Branca, ou Figueira Branca, como respeito e sinal de sua energia, é de costume amarrar um ojá – fazer um laço com um tecido branco – em seu tronco.
■ Sonhar com o orixá Xangô sinaliza que você possui um lado espiritual forte que é representado pela sua intuição.
Ìrókò é o Òrìsà que mora na árvore gameleria branca, dotado de grande generosidade e responsabilidade. Usa o ókó (lança) e o ìko (palha-da-costa). Seu número é o 12 (odù Èjìlá Seborà). Sua saudação é "Ìrókò iná iso èro!" (Acalme-se fogo!).
Kitembo Características do Orixá: Kitembo - Tempo é um Nkise (Divindade) da Nação Angola, filho de Nzambi Mpumgu (Deus supremo) e responsável pelas estações climáticas da Nlungo ixi (Terra) e pela escala do tempo do Angomi (Universo). Usa o Sekundi Kitembo (grelha do tempo). Saudação: "Nzara Kitembo!"
Com base nessa introdução, voltemos a atenção para a Figueira dentro da Umbanda, árvore também conhecida como árvore de Exu.