O núcleo é considerado o centro de controle das atividades da célula e também o local onde estão armazenadas as informações genéticas. ... Além dessas funções, é no núcleo que ocorrem a síntese e o processamento dos diferentes tipos de RNA. O núcleo é envolto por um sistema de dupla membrana chamado de carioteca.
Estrutura do Núcleo. O núcleo é como se fosse o cérebro da célula. É geralmente único e aproximadamente esférico. Apresenta membrana nuclear (ou carioteca), suco nuclear (ou cariolinfa), filamentos de cromatina e nucléolos.
As principais características do núcleo da célula são: - Possui forma esférica ou ovoide. ... - Ele está localizado na região central da célula. - O tamanho do núcleo celular varia de acordo com o conteúdo de DNA e seu metabolismo. - Possui comunicação com o citoplasma, através dos poros nucleares.
- Teoria Autogênica: diz que o núcleo é resultado da fusão de invaginações da membrana plasmática que isolaram uma porção de citoplasma. ... Dessa forma, a bactéria invasora originou o núcleo. Essa teoria ainda diz que a célula eucariótica foi originada por relações endossimbióticas sucessivas.
É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula.
É composto pelo envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.
Já vimos que os elétrons são simplesmente, partículas que giram em volta de um Núcleo, formando um sistema planetário, do mesmo modo que os planetas giram em torno do sol, e que formam o sistema solar. E o sistema planetário, formado pelos elétrons em movimento e pelo Núcleo, constitui o átomo.
O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. O núcleo externo é líquido, com uma fluidez muito maior que a do manto, em razão das temperaturas que se aproximam dos 3000ºC. ... Sua extensão vai de 2900 km até os 5150 km.
O núcleo interno é de consistência sólida e constituído por uma rara liga metálica formada de níquel e ferro, encontrada somente em meteoritos. "O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius.