O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?
O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
O que é o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa?
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa. Entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006.
Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?
Desde 1º de janeiro de 2016, o novo acordo ortográfico é o único formato da língua reconhecido no Brasil. O acordo vigora desde 2009, quando o trema da linguiça, o acento das europeias e o hífen do dia a dia desapareceram.
Quais os países que fizeram parte do acordo ortográfico da língua portuguesa?
O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Quem faz o acordo ortográfico?
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa: é um tratado aprovado em 12 de outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegações de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com a presença de delegação de observadores da Galiza, e assinado em ...
Qual o objetivo do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é "unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal".
Qual foi o novo acordo ortográfico?
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
Qual foi a data do novo acordo ortográfico?
Regras que alteraram a grafia de algumas palavras entraram em vigor em 2009. O Novo Acordo Ortográfico está em uso no Brasil desde 2009, mas a utilização das novas regras passou a ser obrigatória neste ano.
Quais as palavras que mudaram no novo acordo ortográfico?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com "i" e "u" tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Por que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim,...
Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
Considerando as especificidades dos países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi acordada a unificação em 98% dos vocábulos. Ficam consideradas neste caso as especificidades da pronúncia conforme o espaço geográfico.
Quando está em vigor o Acordo Ortográfico?
O Acordo Ortográfico jáestáem vigor: Foi ratificado em Portugal em 2008 , no Brasil em 2004, em Cabo Verde em 2006, em São Tomée Príncipe em 2006, na GuinéBissau em 2009… De acordo com 2ºProtocolo Modificativo, o AO estáem vigor quando ratificado por três países.
Qual o fundamento do Acordo Ortográfico?
Também tem havido contestação ao Acordo com fundamentos políticos, económicos e jurídicos, havendo mesmo quem tenha afirmado, em Portugal, a inconstitucionalidade do tratado. Outros ainda afirmaram que o Acordo Ortográfico serve, acima de tudo, a interesses geopolíticos e económicos do Brasil.