Significado de Nominal adjetivo Que faz referência a nome, designação de algo ou de alguém. Que se passa em nome de alguém, emitido em favor de uma pessoa; nominativo: cheque nominal, título nominal. Que pode conter nomes ou lista composta por nomes. Que se faz designado pelo nome: votação nominal, voto nominal.
Valor nominal: é o valor que aparece no certificado de um valor de renda fixa, por exemplo uma hipoteca ou um bônus. Tal valor exprime a quantia da dívida no momento do vencimento; Valor real: é o valor que considera o efeito da inflação sobre a ação ou o título, definindo, assim, um novo custo.
Valor nominal: valor mostrado no título e que deve ser pago no dia do vencimento. Valor atual: valor a ser pago ou recebido em data anterior ao vencimento. Comumente efetuado com desconto.
Valor real, em economia, corresponde o valor nominal de algo depois de ajustado em relação à inflação (ou deflação), com base em um dado índice de preços. ... Ou seja, para se obter o valor monetário real, deve-se expurgar o valor nominal dos efeitos da inflação (ou da deflação).
Taxa Nominal é aquela que faz o meu dinheiro crescer, aquela que aumenta o meu saldo bancário de acordo com uma taxa de juros. Já a Taxa Real é aquela que faz o valor do meu capital crescer, me dando assim mais poder aquisitivo – é o quanto meu dinheiro "cresce" acima da inflação.
O valor nominal de uma ação é calculado dividindo-se o capital social da empresa pelo número de ações existentes na organização. Considere, por exemplo, uma empresa que tenha um capital social de R$ 1 bilhão, com 1 bilhão de ações emitidas.
N = valor nominal de um título (é o valor de face ou seja, o valor que está impresso no título a ser descontado). L = valor líquido ou seja, o valor nominal do título menos o desconto (L = N - Dr).