O nervo auditivo consiste em um "feixe" de fibras nervosas que leva informação para a cóclea, ouvido interno e o cérebro. A função do nervo auditivo é transmitir sinais do ouvido interno para o cérebro.
O nervo auditivo, atualmente chamado de nervo vestibulococlear, está localizado na orelha interna.
O nervo vestibulococlear (também conhecido como nervo auditivo ou nervo acústico) constitui, com o homólogo contralateral, o oitavo (VIII) par de nervos cranianos. É um nervo puramente sensitivo.
O nervo vestibulococlear é sensitivo e é constituído por uma parte vestibular e uma parte coclear, sendo que ambas são formadas por fibras aferentes somáticas especiais. Nesse sentido, as fibras da parte vestibular e da parte coclear têm função de conduzir impulsos, respectivamente, de equilíbrio e de audição.
A entrada de sons no canal auditivo faz com que a membrana timpânica se mova, e esse é o início para explicar como funciona a nossa audição: A membrana timpânica vibra com o som. As vibrações sonoras se movem através dos ossículos para a cóclea. Vibrações sonoras fazem o líquido na cóclea se mover.
O papel do ouvido interno no equilíbrio, postura e movimentos do nosso corpo. Além da função de receber as informações sonoras, nossos ouvidos exercem um papel importante na manutenção do equilíbrio do corpo. Junto à cóclea (onde estão as células sensoriais da audição) está o sistema vestibular ou labirinto.
Nervo coclear é o nervo que está internamente ligado à cóclea ou, como chamado popularmente, caracol. Faz parte do nervo vestibulococlear (o oitavo nervo craniano).
O nervo auditivo liga a cóclea aos centros auditivos do cérebro. Quando esses impulsos elétricos nervosos alcançam o cérebro, eles são percebidos como som.
O nervo vestibulococlear é o oitavo nervo craniano (CN VIII) e é um nervo puramente sensitivo. Consiste de duas partes: a porção vestibular, que veicula impulsos nervos do sistema vestibular, e a porção coclear que veicula impulsos da cóclea. Ambas estas estruturas fazem parte do ouvido.