Referências. "Um mundo virtual é um ambiente imersivo simulado através de recursos computacionais, destinado a ser habitado e permitir a interação dos seus usuários através de avatares (representações personificadas do usuário dentro do ambiente digital).
Para os realistas, o mundo é um conjunto de fatos definidos, que existem independentemente da percepção humana ("O mundo é tudo o que é o caso" — Tractatus Logico-Philosophicus), e esses fatos são o árbitro final da verdade.
Para ser caracterizado como um mundo virtual, segundo Lévy (1999), um espaço deve se distinguir por pelo menos duas características fundamentais: a navegação por proximidade e a imersão. A navegação por proximidade diz respeito à capacidade do mundo virtual em orientar os atos de um indivíduo ou de um grupo.
Diferenças básicas A principal diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. A realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Já a realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real.
No que diz respeito à divisão física, realmente existe uma vida real (aquela que podemos pegar, cheirar, sentir) e uma vida virtual (a que está por trás de uma tela). Só que a divisão acaba por aí. Quando pensamos em sentimentos, emoções, percepções e afeto, no sentido de aquilo que nos afeta, essa divisão não existe.
A partir do nome já conseguimos definir algumas diferenças que aparecem claramente, são elas, o virtual, que na verdade não passa de uma simulação na qual todas as informações ficam anexadas em um banco de dados, já no mundo real as simulações são vivas, e todas informações são captadas por meio de provas vivas, são ...
A principal diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. A realidade aumentada inclui componentes que podem interagir com o que já existe. Já a realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real.
Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º cujo objetivo é criar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real.