Diferentemente da filosofia ou da psicologia, o objeto próprio da sociologia é o fato social. Precisa respeitar e aplicar um reconhecimento objetivo, um método científico, trazendo-a para perto, dentro do possível, das outras ciências exatas. Este método deve evitar a todo custo preconceitos e julgamentos subjetivos.
É um método objetivo. Segundo Durkheim, ele é um método inteiramente dominado pela idéia de que os fatos sociais são coisas e como tais devem ser tratados.
Émile Durkheim um dos fundadores da Sociologia Moderna defende as seguintes regras importantes no estudo da sociedade:
A concepção específica de método e de objeto na sociologia weberiana permite a explicação de ações sociais individuais sob condições determinadas, e busca, ao mesmo tempo, explicitar as significações das instituições sociais, nas quais os indivíduos agem, como resultantes também da ação humana.
Além de Durkheim, Karl Marx e Max Weber também criaram importantes métodos para a análise sociológica. Segundo Marx, para entender a sociedade, é necessário reconhecer as estruturas de dominação das classes sociais e atentar-se para a produção material que cada sociedade legou.
O funcionalismo, ou método comparativo, é uma perspectiva antropológica fundamentada, dentre outras coisas, na ideia de fato social, composta e conceituada pelo sociólogo Émile Durkheim. ... Durkheim entendia como função social o papel exercido por uma parte dentro de um sistema.
O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos.
Resposta: Os fatos sociais devem ser tratados como coisas; A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas; O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade; Destaca o estudo da moral dos indivíduos.
A sociologia compreensiva baseia-se na ideia de considerar a motivação dos indivíduos e grupos diante das ações sociais que praticam, levando em conta a sociedade em que vivem. ... É possível entender que as ações não têm sentido próprio, mas o sentido que nós atribuímos a elas.