A Palavra de Deus deve estar cotidianamente presente na vida dos cristãos. A bíblia é a fonte dessa Palavra, evidenciada com destaque no mês de setembro através de algum tema sugestivo para reflexão.
30 de setembro O Dia da Bíblia é comemorado anualmente em 30 de setembro, entre os cristãos católicos.
1971 À luz do Concílio Vaticano II, o Mês da Bíblia foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano. O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário.
O mês temático tem um papel pedagógico: incentivar os fiéis católicos à leitura e meditação dos textos das Escrituras, como alimento espiritual. ... E é nesse contexto que o mês da Bíblia tem sua importância, o de promover essa consciência de que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos passos (cf. Sl 119,105).
JóNome nascimentoאִיּוֹב (Iyyov)Veneração porJudaísmo Cristianismo Islão DrusoPrincipal temploTumba de JóFesta litúrgica10 de maio
A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Antigo Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo judaísmo.
1971 O mês da Bíblia teve início em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG).
A lei federal nº 10.335, de 19.12.2001, instituiu a celebração do Dia da Bíblia sempre no segundo domingo de dezembro em todo território nacional. ... A Reforma da Igreja cristã, realizada por Martim Lutero, dedica-se imensamente a recolocar a Bíblia Sagrada como norma de condução de vida e fé cristã.
Porque dia 30 de setembro é dia de Jerônimo (342-420), o tradutor da Bíblia para o latim, a Vulgata. ... Inicialmente com Dia da Bíblia e sucessivamente, Tríduo Bíblico, Semana Bíblica e, assim, pouco a pouco, setembro se tornou o Mês da Bíblia.
O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.