Ouça em voz altaPausarO MERCOSUL tem por objetivo a "livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifarias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente: o estabelecimento de uma tarifa externa comum ...
Ouça em voz altaPausarO objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação. Esse objetivo foi alcançado em 1994.
Ouça em voz altaPausarO Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.
Ouça em voz altaPausarO Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Ouça em voz altaPausarO NAFTA (North American Free Trade Agreement - Acordo de livre-comércio da América do Norte) é um acordo entre Estados Unidos, Canadá e México, assinado em 1994, que tem como intenção a redução das barreiras econômicas e alfandegárias entre esses países.
Ouça em voz altaPausarO free-riding é definido como o efeito de atuação em que "um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios" (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244).
Ouça em voz altaPausarO NAFTA é uma sigla que corresponde ao acordo de livre comércio da América do Norte, foi assinado em 1994. Ele é formado pelos países: Estados Unidos, México e Canadá, o Chile também participa do acordo como um país associado.