Por extensão, também se chama de Kambô a resina retirada desse sapo e à sua aplicação medicinal: "Vamos tomar Kambô". Esta resina contém substâncias peptídeas analgésicas (a dermorfina (5) e a deltorfina (6)) e de fortalecimento do sistema imunológico que provocam a destruição de microorganismos patogênicos.
Geralmente o veneno possui toxinas que podem causar cegueira, vômitos, dores abdominais, convulsões e até mesmo a morte. Apesar de a maioria dos sapos não apresentar o comportamento de lançar o veneno, uma espécie de sapo-cururu chamada Rhaebo guttatus possui esse hábito incomum.
Representa a boa sorte, fertilidade e felicidade dentro da família.
"É como uma luta interna", disse Mauricio González, outro chileno que experimentou o kambô há três anos e, desde então, aplica a substância sempre que se sente "estressado e com energia baixa". A reação dura 15 minutos. "É uma reação física ao veneno de um sapo.
As substâncias da secreção do sapo também possuem propriedades antibióticas e de fortalecimento do sistema imunológico e ainda revelaram grande poder no tratamento do mal de Parkinson, aids, câncer, depressão e outras doenças.
A chamada "vacina de sapo" usada por povos indígenas da Amazônia está na mira da Polícia Federal. A secreção extraída de um anfíbio local chamado de "kambô" ou "kampô" (Phyllomedusa bicolor) tem sido enviada para várias cidades do Brasil e do exterior - ela é vendida como suposta cura para as mais diversas doenças.
"É como uma luta interna", disse Mauricio González, outro chileno que experimentou o kambô há três anos e, desde então, aplica a substância sempre que se sente "estressado e com energia baixa". A reação dura 15 minutos. "É uma reação física ao veneno de um sapo. Você está envenenado por um sapo", disse Valdés.
A manifestação dos sinais clínicos se dá rapidamente após a intoxicação, sendo que a morte pode ocorrer 15 minutos após o aparecimento dos sinais clínicos (SAKATE & OLIVEIRA, 2001). O diagnóstico da intoxicação por veneno de sapo se baseia nos sinais clínicos e no histórico (OSWEILER, 1995).
Tatuagem de fogo transmite conceitos sobre conversão e transformação. Fogo e chamas também estão associados ao sol. ... Em muitas culturas diferentes, o sol representa "vida".