O Kaizen é baseado em uma estratégia barata; acredita-se que um aumento de produtividade pode ser obtido sem investimentos significativos, sem a necessidade de se aplicar somas astronômicas em tecnologias e consultores. Pode ser aplicado em qualquer lugar e não somente dentro da cultura japonesa.
Kaizen é uma palavra em japonês que significa "mudança para melhor" e hoje em dia é usada como filosofia de melhoria contínua em geral. ... De acordo com o kaizen, sempre é possível melhorar, você deve implantar melhorias diariamente, sejam elas na gestão da empresa ou nos colaboradores e gestores.
O professor Masaaki Imai, que atuou anos na Toyota (Japão), criou o método Kaizen de melhoria contínua nas organizações. ... Nascido em Tóquio, o professor se graduou em relações internacionais pela universidade da capital japonesa. Promoveu diversas missões do país aos EUA, para completar a formação de executivos.
A prioridade do Kaizen na Sistema Toyota de Produção é agir na seguinte sequência: ... Essa metodologia é aplicada através do chamado evento kaizen. É um programa de melhoramento contínuo baseado no trabalho em equipe e na utilização das habilidades e conhecimentos do pessoal envolvido.
A metodologia Kaizen tem como um de seus principais objetivos a identificação de oportunidades para eliminar os desperdícios, aprimorar a produtividade e a qualidade dos processos. Por isso, ele é fundamental para a gestão de estoques. Nesse caso, entende-se que o desperdício é justamente o excesso de estoque.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.