O justo título para a usucapião ordinária é aquele documento que tem poder de transferir o domínio, mas não o faz por força de algum vício. Conforme lição de Marco Aurélio Viana: Por justo título devemos entender o ato jurídico hábil em tese à transferência do domínio.
Quais os requisitos para o usucapião?
Seus requisitos são:
Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
Inexistência de oposição à posse;
Posse ininterrupta por 02 (dois) anos;
Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
Imóvel de até 250m²;
Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;
O que é possuidor com justo título?
Tem justo título para posse aquele que passa a ocupar um imóvel, com ânimo de dono, em razão de um contrato de promessa de compra e venda celebrado com aquele que detinha a titularidade do domínio ou com aquele que também era titular de uma promessa de compra e venda registrada, como ocorre no caso dos autos, pois ...
Qual o prazo para usucapião urbano?
10 anos
Os prazos são: Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. O qual é reduzido para 5 anos quando existe um justo título, residência no local ou atividade de interesse social; Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos.
É possível usucapir mais de uma vez?
Além disso, uma mesma pessoa não pode usucapir mais de uma vez qualquer que seja a propriedade, e áreas públicas não são objeto de ação de usucapião.
Qual a ação de usucapião?
A ação de usucapião é um desses meios colocados à disposição do possuidor para que ele alcance a tão sonhada propriedade de um determinado bem, sendo considerada como um modo originário de aquisição da propriedade.
Como serão aceitos os títulos de usucapião?
Verificar como serão aceitos os títulos como justos títulos, para reconhecimento de exigência da usucapião ordinária, assim o caminho final da sentença declaratória de usucapião, posteriormente na forma de mandado de abertura de matrícula e sua entrada no cartório de registro de imóveis.
Qual é o pedido de usucapião familiar?
Um pedido de usucapião familiar só poderá ser solicitado por indivíduos que se separaram ou que foram abandonados depois da criação do artigo. Ver também: o significado de Alienação de Bens. Data de atualização: 16.