O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. ... Flexibilidade: O sistema just in time aumenta a flexibilidade de resposta do sistema pela redução dos tempos envolvidos no processo.
Resposta: Just in time é uma expressão utilizada para designar uma das características do modo de produção toyotista, em que a produção de um determinado produto segue a demanda exigida sobre ele. Dessa forma, não há produção excedente e, tampouco, estocagem de produtos.
O Just-in-time é um modelo de gestão desenvolvido para cortar custos e otimizar o processo produtivo. ... Ou melhor: cortar custos e ganhar, cada vez mais, em qualidade. Esse é o grande objetivo de todo empreendedor, principalmente daqueles cujo negócio envolve complexidade no processo produtivo.
Também conhecido como JIT, o Just in Time na logística é um método de gestão no qual todas as ações dentro de uma empresa são realizadas "na hora certa", ou seja, atividades como compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda.
O Just in Time, que significa "momento certo", é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
O Just in time também conta com maior flexibilidade e velocidade. Como há menos tempo envolvido no processo, a mudança em um modelo de produto é mais flexível. E, como o nível de estoques e o Lead Time (tempo de aprovisionamento) são baixos, o ciclo de produção é mais curto e o fluxo mais rápido.
O que é o Just in Time O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. Em inglês esse termo significa, de maneira literal, a expressão "na hora certa".
O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.