CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Com isso esclarecido, podemos dizer que a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa. ... No regime de Lucro Real, a CSLL é de 9% sobre o Lucro Líquido.
Quem arrecada O CSLL?
Sendo assim, do ponto de vista teórico, a CSLL é um imposto sobre o lucro das empresas; porém, do ponto de vista do pacto federativo, é um imposto cuja arrecadação pertence totalmente à União.
Quando é pago o CSLL?
A apuração da CSLL acompanha a forma de tributação do lucro adotado para o IRPJ. Seu pagamento deve ser feito até o último dia do mês seguinte àquele a que se referir.
Qual a classificação correta da CSLL?
A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
Quem paga IRPJ e CSLL?
IRPJ – Imposto de Renda de Pessoa Jurídica 2021 – CSLL, Alíquotas, tabela e cálculo. Contabilizei: sua contabilidade mais simples e econômica. O IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica é um tributo federal que deve ser pago por todas as empresas com CNPJ ativo, isentas apenas algumas exceções.
Quais são os tributos da CSLL?
Entenda tudo sobre CSLL, incluindo quem deve pagar esse tributo, quem está isento e como calculá-lo. Quem empreende ou quer empreender precisa entender de tributos. Afinal, eles são uma parte importante do negócio. Um deles é a CSLL, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido.
Quais são as siglas dos impostos e taxas existentes?
Veja abaixo quais são as siglas dos impostos e taxas existentes e seus significados: AFRMM – Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante – Lei 10.893/2004 DPC – Contribuição á Direção de Portos e Costas – Lei 5.461/1968
Qual a base de cálculo deste imposto?
A base de cálculo deste imposto é feita sobre os lucros da empresa, que são divididos em dois critérios escolhidos pelos empresários: Lucro Presumido ou Lucro Real. O critério é escolhido ao início do ano e fixado por todos os trimestres deste mesmo ano e aplicados tanto para o IRPJ, quanto ao CSLL.
Qual a base de cálculo da CSLL?
A base de cálculo da CSLL é o lucro líquido do período de apuração antes da Provisão do Imposto de Renda. Tanto a base de cálculo como as alíquotas estão previstas no artigo nº 57 da Lei 8981/1995.