Em termos gerais, o impacto social é como as organizações, empresas ou ações dos indivíduos afetam a comunidade circundante. Pode ser o resultado de uma atividade, projeto, programa ou política e o impacto pode ser intencional ou não intencional, além de positivo ou negativo.
Um negócio de impacto social é aquele que busca conciliar retorno financeiro com resultados socioambientais concretos. Para isso, são desenvolvidas atividades de cunho positivo, bem como soluções inovadoras e escaláveis para problemas que afligem as camadas mais pobres da população.
O impacto social é o choque que as decisões, atividades e operações de uma empresa podem causar à sociedade. Como já mencionado, mesmo uma empresa com atuação local tem potencial para estremecer equilíbrios sociais e ambientais globais por meio da cadeia de valor na qual ela está inserida.
Uma empresa pode impactar a sociedade de forma positiva ou negativa. O sucesso do empreendimento pode aumentar a oferta de empregos e atrair investimentos. Inicia-se, então, um período de crescimento econômico.
No contexto dos programas e projetos de impacto social, o que chamamos de impacto é o conjunto de mudanças que aconteceram devido uma determinada ação. ... Um projeto no qual uma das atividades é realizar uma série de capacitações. Comumente se mede presença ou o absenteísmo nas aulas e tenta-se diagnosticar a causa.
Uma empresa de impacto positivo tem, em seu DNA, preocupação sociais até semelhantes à de uma ONG. Se preocupa com a sustentabilidade, o desenvolvimento social, a diversidade, o meio ambiente, a reciclagem. Ela tem como objetivo, também, ajudar a comunidade com a qual se relaciona ou que está localizada no seu entorno.
Assim sendo, podemos dizer que o impacto social é exatamente essa alteração no contexto em que o negócio está inserido. Por exemplo, quando alguém abre um pequeno supermercado em um bairro, acaba gerando oportunidade de empregos, facilita a vida dos moradores e proporciona mais qualidade de vida à comunidade.
Definido por vários autores -"Negócios com impacto social e ambiental, são aqueles criados com a finalidade de gerar produtos e serviços mais eficazes no combate à pobreza ou, aqueles que fazem uso das leis mercadológicas para lidar com demandas que surgem no ambiente social".
Preservação ambiental e economia regenerativa: a parceria com institutos e associações locais para o uso de fontes naturais de maneira correta, reciclagem e reaproveitamento de material para a criação de outros produtos permite às empresas transformar seu passivo ambiental em um ativo, gerando novas fontes de economia ...
Os profissionais que estão trabalhando em uma empresa ficam mais confiantes, demonstram mais crédito em relação às possibilidades de melhora, além de começarem a investir em vários setores, como na educação (ao fazer um curso), no comércio (ao comprar produtos para a sua casa), no financeiro (movimentando sua conta ...