O Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie (ICDAS, do inglês International Caries Detection and Assessment System) é um sistema de escores baseado na inspeção visual auxiliado por uma sonda ball-point, sendo que maiores escores indicam lesões mais severas.
Fonte: Arquivo de imagens dos autores. Assim como, para o clínico, a diferença entre escores 1 e 2 não tem implicações evidentes, o mesmo ocorre entre os escores 5 e 6, pois a única diferença entre eles é a extensão, em área, da lesão.
Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.
Após permanecer 14 dias com biofilme completamente inalterado, as alterações do esmalte tornam-se macroscopicamente visíveis após secagem com ar, caracterizando- se como alterações esbranquiçadas e opacas, representando o primeiro sinal clínico da cárie dentária.
A cárie inativa nada mais é do que uma lesão estagnada. A bactérias iniciam o processo de danificação do dente, mas por algum motivo, como a melhora da higiene bucal ou a remoção de placas dentárias, acabam não evoluindo e não chegam a corroer o esmalte dos dentes.
A atividade de cárie foi avaliada segundo a reflexão e textura da superfície dentária. Assim, indivíduos com lesões ativas foram considerados aqueles cujas superfícies dentárias apresentaram-se rugosas, opacas e com aspecto de giz.
ICDAS completo tem sete categorias, a primeira para os dentes saudáveis (código 0, em verde) eo próximo dois para cárie em esmalte limitados, branco / marrom (códigos 1 e 2, marcados na cor amarela) mancha.
Como já mencionado, a cárie inativa ocorre quando a cárie dental fica paralisada. Já quando se trata de uma cárie ativa, ela dá continuidade ao processo de deterioração do dente.
Porém, a sonda exploradora não é a mais indicada. Além de apresentar baixa precisão, o explorador pode causar danos à superfície de lesão do dente. Uma solução seria trocar a sonda exploradora por uma sonda OMS que, quando utilizada cui-dadosamente, é menos agressiva ao dente.
O método de inspeção visual para a detecção de lesões de cárie baseia-se na busca por alterações físicas no elemen- to dental, tais como cavitação, presença de sombreamento, além de mudanças na translucidez e na textura do esmalte.