Os "graus zodiacais" imantam aos planetas com sua energia especial, tanto por conjunção exata como por aspectos maiores exatos. Eles também se manifestam quando um planeta em trânsito ou progredido os ativa.
As Casas astrológicas correspondem a 12 divisões do céu, estabelecidas de acordo com o local e a hora de nascimento de cada pessoa. Elas nunca mudam de posição e cada uma é delimitada por um signo do zodíaco. A presença dos signos e de um ou mais planetas na casas dá significado a elas.
Afinal, se em um círculo temos 360 graus e temos 12 signos do zodíaco, basta dividir 360 graus por 12 signos, e teremos o resultado de 30 graus para cada signo! É correto pensarmos que cada signo tem um "espaço" de 30 graus no céu.
Também conhecido como o grau Anaretico, indica uma visão defeituosa das coisas, é o ponto mais fraco do mapa e, muitas vezes, mostra uma mudança, acrescentando uma decisão naquela casa. As decisões podem ser adiadas ou há uma contínua reavaliação devido a novas informações.
Para saber em que idade seu ascendente progrediu ou vai progredir, é só ver em que grau ele estava quando você nasceu, e para isso você precisa fazer seu mapa astral sabendo o horário exato em que você nasceu, e aí é só ver o grau em que começa sua casa 1.
Uma casa vazia quer dizer que você não irá gastar energias naquele aspecto da sua vida. Pode significar poucas emoções, ou que aquilo não será uma prioridade para você. Por exemplo, uma sétima casa vazia não é sinal de ausência de relacionamentos, mas talvez apenas um romance tranquilo e sem grandes agitações.
Na internet, até mesmo no Astrolink, os graus aproximados dos signos dizem ter influência, mas uns astrólogos e estudiosos aí dizem que não.
As casas são o "onde" da astrologia, ou seja, o local em que astros e signos se expressam e potencializam. São 12 e começam sua roda no ascendente. Rege a aparência e as atitudes, é a nossa "fachada". Se falasse, esta casa diria: "Eu sou".
O Anareta é o destruidor da forma, o planeta que aflige severamente o Hyleg na carta natal ou numa progressão. Em geral é um planeta maléfico mas qualquer planeta pode tornar-se o Anareta, particularmente se rege a 8ª casa ou é algum planeta colocado na 8ª casa ou se é o Almuten do regente da 8ª casa.