Os graus dos adjetivos são comparativo e superlativo. Eles são utilizados para fazer comparações ou elevar as características atribuídas aos substantivos.
Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. No superlativo relativo, essa intensificação é feita em relação a todos os demais seres do conjunto. Superlativo relativo de inferioridade – Paulo é o menos esforçado da família.
A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo.
O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. ... O grau superlativo absoluto, por sua vez, é aquele que eleva algo de forma isolada. Exemplos: Este casaco é muito quente.
O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo.
Comparativo de superioridade. O comparativo de superioridade é utilizado quando queremos dizer que alguma coisa é melhor (superior) a outra coisa. ... Além disso, os comparativos de superioridade são divididos de acordo com as sílabas do adjetivo ou advérbio, com suas regras de comparação mudando com essa divisão.
No grau superlativo, há o superlativo de superioridade, quando na comparação dizemos que algo/alguém é mais do que os demais; e o superlativo de inferioridade, quando dizemos que algo/alguém é menos do que os demais.
Superlativo absoluto sintético – é marcado pelo uso de sufixos, tais como -íssimo, -rimo, - imo. ... A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino combinada aos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo: José é magérrimo.
Grau (temperatura)
Superlativo Relativo: ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada em relação a um conjunto de seres. Essa relação pode ser: De Superioridade: Clara é a mais bela da sala. De Inferioridade: Clara é a menos bela da sala.