O conceito de Florescimento Humano vem da Psicologia Positiva, linha da Psicologia que utiliza-se das potencialidades e características positivas que todo ser humano tem e é capaz de nutrir. Dentro dessas características positivas que cultivam o estado de bem-estar, Dr.
Florescer é uma teoria desenvolvida por Martin Seligman, que é psicólogo e tem um importante papel dentro da Psicologia Positiva. ... Para Seligman, através dessas emoções positivas as pessoas podem florescer, o que significa expandir seu potencial e se abrir.
Por meio de relatos de pacientes, relatos de pesquisas, questionários, fatos históricos, teorias, estatísticas, porcentagens e muita emoção, Seligman apresenta uma teoria da felicidade. Resumidamente, ele diz que a felicidade é alcançada por meio da emoção positiva, do engajamento e do significado.
Florescer envolve atingir um estágio de bom funcionamento, viver uma vida boa e significativa. É uma capacidade de todo ser humano. Martin Seligman trouxe o conceito de florescimento humano para a Psicologia propondo que esse deve ser o principal objetivo da Psicologia: florescer pessoas, instituições e comunidades.
Significado de Floração substantivo feminino Desenvolvimento da flor; florescência. Estado e tempo das plantas em flor.
A felicidade autêntica, portanto, não se acha em locais, compras, ou qualquer outro espaço que não seja dentro de você mesmo. Ela não é condicionada por eventos externos, mas depende de ser genuína e verdadeira. Um estado do ser, não um status para se ter.
Os resultados confirmaram que as emoções e afetos positivos desencadeados no meio organizacional proporcionam bem – estar para os funcionários, contribuindo para satisfação profissional dos mesmos.
De acordo com Seligman (1998 citado por PORTELLA, 2011), a psicologia positiva apresenta três pilares para serem investigados: as características individuais, a experiência subjetiva e as comunidades e instituições.