Shoujo. Este é o estilo de mangá direcionado para o público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, seu traço é leve e sua arte clara e menos poluída.
Shonen ou shounen manga (少年漫画 Shōnen Manga) é uma categoria demográfica direcionada ao público adolescente. Um anime ou mangá Shonen pode ser reconhecido facilmente pelas lutas e personagens poderosos. A categoria apela para uma grande faixa etária, embora seu público primário esteja na faixa de idade de 12 a 18 anos.
Mangás são histórias em quadrinhos japonesas e sua leitura é feita de trás para frente. Quando saem do papel e vão para televisão, são chamadas de animes. Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente.
Afinal, os animes da "demografia" shounen/shoujo costumam ter gêneros até que bem similares em sua maioria. O problema surge quando nos deparamos com obras atípicas, que não possuem gêneros que condizem com o que é normal dentro de uma respectiva "demografia".
Com vocês, os principais gêneros de animes atualmente:
Assim como "shounen" se traduz para "menino", a palavra "shoujo" significa "menina". Neste caso, são mangás e animes direcionadas para o público feminino, com histórias mais voltadas para o romance, o primeiro amor, vida escolar e por aí vai.
Seinen (青年), ou mangás seinen (青年漫画), são séries de mangá voltadas para o público masculino adulto. Em japonês, a palavra "seinen" significa "jovem", apesar de ser usada para descrever o público-alvo de revistas de mangás destinadas a homens de 20 a 50 anos, como Weekly Manga Times e Weekly Manga Goraku.