Estágio sensório-motor — 0 a 2 anos Neste estágio, o bebê conhece o mundo através dos seus movimentos e sensações. As crianças aprendem por ações básicas como chupar, agarrar, olhar e ouvir. ... As crianças aprendem ações físicas — engatinhar e andar — e aprendem sobre a linguagem das pessoas com quem interagem.
Sensório-motor Período sensório-motor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensório-motor, destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
Hoje iremos tratar do estágio que vai desde o nascimento até dois anos de vida da criança, o qual Piaget denominou de Estágio Pré-Operatório que vai dos dois aos sete anos. O que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica, ou seja, é a emergência da linguagem.
Subestágios do estágio sensório-motor:
A expressão sensório-motor foi criada para descrever as integrações sensoriais e motoras, bem como as estruturas envolvidas na manutenção da integridade das articulações durante os movimentos corporais e a manutenção da postura (ALENCAR et al., 2011).
Sensório-motor (0 a 2 anos): Nesse período o bebê realiza o processo adaptativo básico de tentar compreender o mundo que o cerca. Assimila informações limitando-se em séries de esquemas sensório-motores e se acomoda baseando em suas experiências. Para Piaget, esse é o ponto de partida do desenvolvimento da criança.
Período Sensório-motor – Atividades para bebês (0 a 2 anos) Neste estágio de desenvolvimento a criança desenvolve reações circulares primárias, que são atividades centradas em seu corpo e que são de natureza repetitiva. Eventualmente ela desenvolverá a coordenação de diferentes atividades e a evolução da linguagem.
De acordo com Goulart (2005), após o estágio sensório-motor, se apresenta o estágio pré-operatório, que corresponde à faixa etária de dois anos até aproximadamente sete anos de idade. Neste estágio, há um grande avanço do desenvolvimento, pois é quando a criança desenvolve a linguagem.
Durante o estágio operacional concreto, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram (são concretos) em sua experiência.
Segundo Piaget, para alcançar o sucesso do aprendizado e do amadurecimento da consciência de seus alunos, o professor deve respeitar os estágios de desenvolvimento cognitivo infantil: