Para Wallon (1974) o esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Para esse autor, é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo a ela a conhecer o seu mundo, desenvolvendo sua aprendizagem motora e cognitiva.
O esquema corporal resulta das experiências que possuímos provenientes do corpo e das sensações que experimentamos. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele se organiza pela experienciação do corpo da criança.
A construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado.
O esquema corporal é considerado como elemento básico e indispensável para a formação da personalidade de qualquer criança. ... "As etapas do desenvolvimento do esquema corporal abrangem o corpo vivido, o conhecimento das partes do corpo, a orientação-espaço-corporal e a organização espaço-corporal" (Fereira, 2002).
Esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. ... O nosso objetivo é fazer com que a criança identifique as partes que compõem o corpo, tome consciência de si mesma, de seus semelhantes e do ambiente que a cerca.
Imagem corporal refere-se às percepções, aos pensamentos e aos sentimentos sobre o corpo e suas experiências. Ela é uma experiência subjetiva. Imagens corporais são multifacetadas.
Explorar diferentes posturas corporais, como: Sentar-se em diferentes inclinações. Deitar-se em diferentes posições. Ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc. Ampliar progressivamente a destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de realizar diversas atividades.
Conheça quais são as áreas psicomotoras
A imagem corporal é construída a partir de dois pilares: a neurológica e a psicológica. ... Vale ressaltar que a base neurológica não é suficiente sozinha para o desenvolvimento da imagem corporal, sendo esta, também determinada pelos aspectos psicológicos ao longo da vida.
Sendo assim, o Esquema corporal, que nada mais é que o conhecimento e a representação do próprio corpo, tem papel fundamental nas relações entre o mundo interior e o mundo exterior. Assim a criança aprende a conhecer as diferentes partes de seu corpo, a saber qual a função de cada uma e a senti-las.