Diz que uma imagem está equilibrada, ou seja, tem equilíbrio gráfico, quando todos os elementos que a compõe estão organizados de tal forma que nada é enfatizado, todos passando uma sensação de equilíbrio visual.
Uma imagem está desequilibrada, quando alguns elementos estão enfatizados de tal forma que estes parecem pesar apenas um lado da imagem. Isso não quer dizer assimetria, pois uma imagem assimétrica também pode ser equilibrada.
O equilíbrio simétrico pode ser estabelecido traçando uma linha imaginária através do centro da obra, horizontal ou verticalmente, e tornando cada metade idêntica ou visualmente semelhante. Esse tipo de equilíbrio cria um senso de ordem, estabilidade, racionalidade, solenidade e formalidade.
O equilíbrio visual se refere à forma como cada coisa está distribuída dentro de uma certa composição visual, e há alguns fatores que influenciam esse equilíbrio, são eles: o posicionamento, o tamanho, a direção dos elementos e a proporção.
O equilíbrio visual acontece, basicamente, quando os elementos de uma composição se compensam entre si, criando um resultado adequado entre harmonias e contrastes. Além disso, a alternância entre o preto e o branco em cada quadro auxilia a composição como um todo a alcançar um contraste confortável. ...
Basicamente o equilíbrio se dá na interação entre os elementos visuais e o suporte sobre o qual se compõe a comunicação visual. O suporte em branco já é um campo marcado por pontos de energia.
Equilíbrio Assimétrico. A assimetria é a não existência da simetria (correspondência em tamanho, forma e arranjo). ... Ou seja, a falta de simetria não gera desequilíbrio, pois o olho tende a fazer a associação.