Os parâmetros que caracterizam um sismo são: - FOCO, ou hipocentro: é o local onde ocorreu a liberação de energia; - EPICENTRO: é a projeção vertical do foco na superfície terrestre; ... - MAGNITUDE: é uma medida da energia que foi liberada pelo sismo; - INTENSIDADE: é a estimativa dos danos causados pelo sismo.
O ponto no interior da crosta onde se inicia a ruptura e a conseqüente liberação da tensão acumulada chama-se hipocentro (ou foco). O ponto da superfície terrestre imediatamente acima do hipocentro é o epicentro.
Significado de Hipocentro substantivo masculino Região situada a certa profundidade da superfície terrestre (geralmente compreendida entre km, mas que vai por vezes até 700 km), na vertical do epicentro superficial, e de onde partem as ondas sísmicas.
Sismógrafo é o aparelho que registra os movimentos do solo. É normalmente constituído de um sismômetro que é o transdutor que "percebe" os movimentos do solo e um registrador. O sismômetro basicamente funciona com uma massa suspensa por molas (ou um pêndulo).
O ponto abaixo da Terra onde ocorre o terremoto é chamado de hipocentro, e a zona central na superfície onde ele se manifesta é chamada de epicentro.
O epicentro é o ponto na superfície da Terra verticalmente acima do hipocentro (ou foco), ponto na crosta onde começa uma ruptura sísmica. Os terremotos começam no subsolo e o epicentro é o local central do terremoto, o ponto de terra logo acima de onde o terremoto começa.
O ponto abaixo da Terra onde ocorre o terremoto é chamado de hipocentro, e a zona central na superfície onde ele se manifesta é chamada de epicentro.
O tectonismo relaciona-se aos movimentos das diferentes "partes" que montam o quebra-cabeça da crosta terrestre: as placas tectônicas. ... Graças a esses movimentos, manifesta-se na superfície terrestre uma série de formas de relevo, como as montanhas, além de fenômenos como o vulcanismo e os terremotos.