O "disciplina", chamado de get, é a pessoa que comanda o raio da prisão, uma espécie de síndico, a quem todos são submetidos e subordinados. Ele tem um "sub", o "faxina", que funciona como um emissário do get.
22 "Irmãos" são os presos filiados ("batizados") no PCC; "primos" são presos que, apesar de não perten (...)
Concentram as decisões mais importantes e traçam as diretrizes. Para isso, consultam as cadeias. No discurso, isso significa que ninguém manda mais e que até as torres são iguais aos outros. Mas sanções só podem ser aplicadas com o seu consentimento.
"Tudo 2", "TD2", "CV", "CVRL" e "Trem bala" são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes "PCC", "TD3" e "1533", referências ao Primeiro Comando da Capital.
O "disciplina", na hierarquia do PCC, é a pessoa responsável por comandar uma determinada área da cidade. Os policiais, então, foram até a casa de cada um. Na residência de E.A.C., vulgo Zé Loko, uma equipe localizou em uma sapateira no quarto, duas barras de maconha, o qual assumiu ser o dono da droga.
SINTONIA. A estrutura é dividida por 'sintonias' -- como são conhecidos os departamentos da facção. A 'Sintonia Final' é a principal e concentra a alta patente do PCC -- tem membros de diferentes estados, com o objetivo de analisar 'tratativas da organização em âmbito nacional'.
Significado de meu irmão: [Gíria] Forma de se referir a algum amigo, o mesmo que parceiro.
PCC é a sigla de Primeiro Comando da Capital, uma facção criminosa brasileira que comanda diversos atos ilícitos, como assaltos, sequestros, assassinatos, tráfico de drogas e rebeliões nos presídios.
Uma facção criminosa é classificada como um grupo de pessoas que articulam de forma organizada e planejada ações criminosas como homicídios, assaltos, vandalismo urbano e rebeliões em presídios.