Diagnóstico é a palavra da área da medicina que significa a qualificação de um médico em relação a uma doença ou condição física ou mental com base nos sintomas observados. O diagnóstico deve ter em conta não apenas os sintomas, mas também o historial médico do doente.
Diagnóstico, em medicina, é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico, para chegar a uma conclusão. É também o nome dado à conclusão em si mesma.
O diagnóstico é feito ao analisar os textos de acordo com uma lista de problemas e dificuldades previamente estabelecida, que considere tanto padrões de escrita como características do gênero escolhido.
O diagnóstico clínico (ou sindrômico) é a descrição de sinais e sintomas. O diagnóstico etiológico é a descrição da causa, nem sempre conhecida. O diagnóstico patológico é o resultado do estudo da doença, nem sempre presente.
Por exemplo: para que faça um diagnóstico de uma doença como diabetes ou triglicerídeos alto, é necessário que seja solicitado um exame de sangue. Por fim, convém destacar que, na óptica da biologia, um diagnóstico é a descrição característica e diferencial abreviada de uma espécie, de um gênero, etc.
O diagnóstico pode ser feito por investigação clínico-epidemiológica, anamnese e exame físico adequado do paciente, caso este apresente sinais e sintomas característicos da covid-19.
O diagnóstico de uma situação é a base para a definição das ações em um plano estratégico, assunto que é desenvolvido no capítulo referente à Metodologia de Planejamento Institucional. No Texto de Apoio n. 2 é apresentado um exemplo de aplicação da metodologia a uma situação trivial.
É importante salientar que diagnósticos diferenciais se referem a doenças possíveis do paciente, que possam explicar seus sinais e sintomas, e não a diferentes métodos utilizados para chegar a um diagnóstico. "São hipóteses que podem ser confirmadas ou excluídas, porém, sempre é importante avaliá-las", diz.
O que é avaliação diagnóstica? ... Com a avaliação diagnóstica, é possível identificar as dificuldades específicas de cada aluno na assimilação do conteúdo, a fim de conhecer a realidade de cada turma e analisar o grau de domínio dos estudantes sobre as competências e habilidades – acadêmicas e pessoais – necessárias.
Os 3 principais requisitos para chegar a um diagnóstico correto são: